11 5545-886611 94479-5846

Blog

29/05/2019

​Você sabia que, por ano, mais de 150 mil pessoas possuem problemas de saúde no trabalho e são afastadas por causa de dor nas costas?

​O brasileiro trabalha em média nove horas por dia, mais de 1/3 do seu tempo diário. Devido a correria e a pressão por resultado, muitos funcionários não percebem a forma como estão trabalhando e adquirem diversos problemas de saúde.

​A má postura afeta diretamente sua saúde no trabalho. Como consequência, gera dores, desconfortos e doenças ocupacionais.

​Um dos principais fatores que contribuem para a postura incorreta no trabalho, é ficar sentado na mesma posição por muito tempo. Isso prejudica, principalmente, as pessoas que ficam na frente de um computador durante várias horas.

​Se você passa a maior parte do seu tempo sentado em uma cadeira e já sentiu dores nas costas, leia esse artigo para saber sobre as doenças que a má postura pode ocasionar e como prevenir para que sua saúde no trabalho não seja afetada.

“Dor lombar afeta 7 em cada 10 pessoas e é a segunda maior causa de visita de
pacientes aos médicos” – Organização Mundial da Saúde (OMS)

Doenças causadas pela má postura

A saúde no trabalho precisa ser sempre uma prioridade para que doenças não apareçam no decorrer do tempo. Abaixo vamos listar as mais frequentes que a má postura pode ocasionar:

Dorsalgia

Já citada anteriormente, a dorsalgia (dor nas costas) é uma das principais causas de afastamento do trabalho segundo o INSS. Para quem permanece muito tempo em um escritório, as causas podem ser as horas trabalhadas sentado na mesma posição ou o uso de sua cadeira de forma inadequada.

Tendinite e Tenossinovite

A Tendinite é uma inflamação que prejudica o tendão. Já a tenossinovite é a junção da primeira com um processo inflamatório da membrana que recobre o tendão. Os pulsos, mãos e pés são normalmente os mais afetados.

Em estágios mais avançados, é comum gerar espasmos de dor e dificuldade em segurar qualquer objeto, até mesmo os mais leves. Os tendões ficam doloridos e algumas vezes, inchados ao movimentar

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteoarticulares
Relacionadas ao Trabalho (DORT)

Essas doenças são causadas pelo uso demasiado e repetitivo do mouse ou teclado, mas prejudica ainda mais sua saúde no trabalho quando unida à má postura. Os nervos, tendões e músculos ficam inflamados, podendo até imobilizar partes do corpo e impedir atividades cotidianas.

Cifose (“Corcundez”)

A Cifose, popularmente chamada de corcundez, é o aumento incomum da curvatura externa da coluna vertebral, sendo causada principalmente pela má postura e o sedentarismo. Por reduzir a capacidade de sustentação da coluna, ela dificulta também a respiração.

Dicas para que sua saúde no trabalho não seja prejudicada

Faça pausas para descansar

Além de ajudar a tomar decisões melhores nos trabalhos que estão sendo exercidos, pausas para esticar a coluna ou mudar a posição diminuem as dores musculares. Levante-se para se alongar, beber um café ou apenas mudar de ambiente, e não mexa no celular para melhor descanso.

Tenha cuidado ao sentar

O hábito de ficar sentado na mesma posição por muitas horas causa um impacto negativo em sua coluna. Por essa razão, uma postura correta reduz as chances de doenças.

Ao sentar-se, mantenha a coluna sempre ereta, os ombros para trás, posicione os quadris o mais próximo possível ao encosto da cadeira e ajuste a altura do assento para que seus pés consigam se apoiar ao chão.

Utilize cadeiras ergonômicas

A cadeira que você utiliza no emprego está inteiramente ligado à sua postura. Por isso, é necessário que elas atendam as normas de ergonomia (NR 13962/2018) para que sua a saúde no trabalho seja preservada.

Com uma cadeira ergonômica, você pode adaptá-la de acordo com a necessidade de seu corpo para garantir uma melhor distribuição do peso corporal, além de um melhor relaxamento da musculatura.

Veja abaixo o jeito correto de se sentar em seu ambiente de trabalho:

 

E não se esqueça, sua postura é importante não só no seu trabalho, mas também na sua casa!

Onde conseguir cadeiras ergonômicas?

A Tecno possui um amplo portfólio de móveis ergonômicos aliados ao conforto, bemestar e durabilidade, todos com selos de qualidade importantes.

Clique aqui para saber o jeito correto de sentar!